Na indústria são realizadas um número incontável de medições as quais são orientadas a controlar processo, acionar equipamentos ou simplesmente monitorar um determinado processo mas, você sabe quais são os principais problemas que a falta do correto controle dos instrumentos de medição podem causar?
São os 5 principais problemas que os instrumentos de medição fora dos critérios de aceitação ou defeituosos podem causar sendo eles: erros de medição, riscos à segurança, cumprimento de normas e regulamentos, perda de qualidade e desperdício.
Vamos falar de cada um.
- Erros de medição – Todos nós sabemos que o processo de fabricação de qualquer produto que seja não é perfeito e para os instrumentos de medição não é diferente, ou seja, os instrumentos já nascem com erros os quais, ficam dentro de critérios determinados pelos fabricantes mas, nada impede que haja desgastes sendo necessária a frequente execução da calibração dos instrumentos de medição para que haja a confirmação dos erros de medição ou determinação dos novos valores para comparação com o critério de aceitação.
- Risco à segurança – Em diversos processos industriais os instrumentos desempenham um papel crítico orientado a segurança da planta sendo de extrema importância. Se um instrumento não funcionar corretamente, equipamentos podem não desligar e acidentes ocorrem assim como, não considerar as informações indicadas nos instrumentos de medição podem resultar em problemas. Com isso, é fundamental que os instrumentos estejam em perfeito funcionamento.
- Cumprimento de normas e regulamentos – Temos alguns segmentos onde os critérios de fabricação são extremamente apertados e rígidos onde destacamos alimentos, bebidas e farmacêuticas. Com isso, a correta determinação das características metrológicas do instrumento e determinação do seu erro e respectiva incerteza são imprescindíveis.
- Perda de qualidade – Veja como a correta determinação das características metrológicas é importante. Todo processo de fabricação possui critérios de aceitação e se os instrumentos utilizados para a execução das medições estiverem em condições de uso, produtos podem ser fabricados fora dos critérios e em alguns casos levar a empresas a prejuízos significativos.
- Desperdício – Como vimos anteriormente, a utilização de instrumentos que não estejam em conformidade com os critérios de aceitação podem levar a desperdícios significativos com a diferença que o produto não irá para o cliente final e nem sempre será possível reaproveitar o produto fora da especificação gerando prejuízo para a empresa.
Vimos acima os problemas que instrumentos de medição que estejam fora do critério de aceitação e defeituosos podem causar.
Para que esses problemas sejam evitados é necessário que haja um processo de gestão metrológica eficiente e que haja a verificação dos instrumentos assim com sua calibração e períodos pré-definidos além de fornecedores qualificados, efetivo conhecimento do processo de fabricação dos critérios de aceitação entre outros fatores.
Entre em contato e veja como o Entec Metrologia pode te ajudar não só a resolver os problemas apresentados mas, implantar um processo eficiente de gestão de metrológica.